Tá difícil ter ideias de conteúdo para o seu negócio? Sente que não tem criatividade?
Eu sempre digo que a criatividade é como um músculo. Quanto mais você vai testando, experimentando, estudando e aplicando, mais você vai destravando e a criação de conteúdo vai ficando cada vez mais fácil pra você.
Então não se desespere se tá difícil. Eu também já passei por isso e hoje eu vou passar pra vocês algumas dicas do que tenho feito que me ajudam a sempre pensar em novos conteúdos.
#1 – Leia livros
Eu sei, eu seeeei, que nem todo mundo gosta de ler. Mas gente, como é importante a gente sair um pouco dessa bolha que é a internet na qual a gente sempre vê as mesmas pessoas e pegar uns livros direcionados pro nosso nicho.
A maioria dos livros técnicos que leio são de Marketing e você pode levar não só os de Marketing (que eu recomendo fortemente que você leia), mas também relacionados à sua área.
Uma coisa que eu faço quando estou lendo é: TÉCNICA DOS POSTS ITS (ver vídeo acima).
Isso me ajuda a não perder a ideia daquele post. Aí quando eu preciso dar uma revisada, eu vou lá e dou uma olhada nas minhas anotações.
Vai por mim, só de você mudar de ambiente e sair um pouco das telas, isso já vai abrir sua cabeça para novas ideias.
Exercício #1 - Listar pelo menos 2 livros de Marketing + 2 livros da sua área e providenciar para começar a leitura de um deles ainda esse mês.
#2 – Ver conteúdos de pessoas de outros nichos
Às vezes a gente vê tanto mais do mesmo que a última coisa que faz é nos dar novas ideias de contéudo.
Procure sair um pouco do seu nicho e veja conteúdos de diferentes nichos, que não seja relacionado com o seu.
Muitas vezes um post que a pessoa fez pode te inspirar a criar um para o seu negócio.
Exercício #2 - Pegar 3 perfis no Instagram de nichos diferentes do seu e dos quais você gosta do conteúdo e explorar os posts. Lembre-se: é se inspirar, não copiar. Não é pegar aquele conteúdo e usar como o seu. É adaptar aquele ideia para o seu negócio.
#3 – Fique atento ao seu dia a dia
Eu criei um post chamado A Yoga do Marketing, usando a minha vivência diária com a Yoga que me deu essa ideia de fazer esse conteúdo. Eu passei dias querendo criar esse conteúdo e matutando sobre como faria isso.
A gente tá sempre tão preso à internet que muitas vezes esquecemos que nosso dia a dia também é fonte de inspiração.
Exercício #3 - Fique atento às coisas que você vive no dia a dia e esteja sempre com o bloco de notas do celular ou então um caderninho por perto para você poder anotar novas ideias.
#4 – Veja notícias e atualizações sobre o seu mercado / nicho
Pare de ver notícias aleatórias e vida de pessoas que não fazem a menor diferença na sua vida.
Foque sua energia em ver notícias e atualizações sobre o seu mercado. Essa é uma enorme fonte de ideias para criar conteúdo para o seu negócio.
Em relação a notícias, se for algo polêmico, você pode ir lá e dar seu ponto de vista sobre a situação.
Se tem uma coisa que o povo gosta é ver as pessoas indo contra a maré, questionando as coisas, ou falando algo que ninguém tem coragem de falar. Daí se cria o que chamamos de post audacioso.
Por exemplo: uma vez diz um post falando assim: “tem profissional menos experiente que você conseguindo mais clientes tudo porque leva as redes sociais do próprio negócio a sério”.
Muita gente adorou esse post porque eu meio que falei algo que ninguém tinha coragem de falar. De vez em quando eu gosto de dar essas cutucadas pra ver se o povo acorda.
Exercício #4 - Veja as últimas notícias e atualizações sobre o seu mercado e anote ideias de conteúdo que você pode tirar delas. Não se atenha muito em relação ao formato. Só rascunhe e depois você desenvolve.
#5 – As dificuldades e necessidades do seu público
Já falei isso aqui mil vezes, mas o seu público é uma fonte inesgotável de ideias.
Eu sempre falo da importância de fazer a pesquisa de público, mas você pode começar anotando as perguntas que as pessoas deixam nos comentários e na sua DM. Elas já serão o seu norte.
Exercício #5 - Pegue um bloco de notas ou caderno e dê uma olhada nos seus posts e DM's que você já recebeu. Anote as perguntas que as pessoas te fizeram. Vale olhar no seu WhatsApp ou qualquer outro canal que você tenha contato com seu público. Procure organizar também uma pesquisa de público com um formulário (você pode fazer só com seus clientes ou só com seus seguidores ou com os dois) ou nos stories.
Para pesquisa em formulário eu indico o Google Formulários. Para pesquisa nos stories eu indico sempre colocar o máximo de múltipla escolha possível, principalmente se sua audiência for pequena e não muito engajada. As pessoas tendem a responder mais quando elas têm opções.
Qual foi a dica para gerar novas ideias de conteúdo para o seu negócio que você mais gostou? Lembrando que isso é literalmente tudo o que eu faço para gerar novas ideias aqui para o Não Sou do Marketing.